13.12.05

Da Série "Na Minha (Não Tão) Humilde Opinião"

De quando em quando alguém me diz que vai votar contra o Estatuto do Desarmamento e me apresenta sempre o mesmo: "O governo vai desarmar o 'cidadão de bem', mas não o bandido".
Eu odeio esse argumento. E odeio por dois motivos: Não acredito em "cidadãos de bem" e o argumento esquece que nem todo crime é cometido por um bandido.Como diria Jack, o Estripador, vamos por partes:
Primeiro, eu não acredito nos tais "cidadãos de bem". Dados o poder, a oportunidade e a garantia de impunidade o mais santo dos homens vira um criminoso. Além disso, em situações extremas, de raiva ou medo, por exemplo, qualquer "cidadão de bem" é capaz de cometer loucuras.
O que nos traz ao segundo motivo que me leva a odiar o argumento. Boa parte dos crimes (fico tentado a dizer 30%, como já me disseram numa mesa de bar, mas 90% das pessoas sabem que 80% das estatísticas ditas em mesas de bar são inventadas) são cometidas por pessoas que não tem passagem anterior na polícia ou histórico de comportamentos anti-sociais. Os tais "cidadãos de bem". Numa briga de trânsito, numa discussão em um bar, pela discussão mais fútil todos já vimos um amigo sair no braço com alguém (ou saímos nós memos). Agora imagine: E se meu amigo estivesse armado e começasse a perder a briga? Certamente apelaria para a arma.
Por esses motivos, eu voto a favor do Estatuto do Desarmamento. Porque eu sei que armado, gente como você e eu pode fazer uma estupidez.