10.2.06

Da Série "Na Minha (Não Tão) Humilde Opinião"

A pouco tempo atrás, creio que todo mundo se lembra, Mel Gibson produziu um filme sobre os últimos momento de Jesus Cristo antes da crucificação. "A Paixão de Cristo" foi criticado tanto por sua violência grpafica quanto por seu suposto anti-semitismo. Rabinos no mundo todo fizeram protestos e propuseram boicotes.
A alguns anos, talvez alguns não lembrem, Kevin Smith produziu um filme chamado "Dogma". A fita é uma comédia em que Deus some do paraíso e uma jovem que trabalha em uma clínica de abortos é chamada para encontra-la (isso meso, Deus é uma mulher... Aliás, Deus é a Alannis Morissette). Vários grupos cristãos portestaram e propuseram boicotes.
Ok, eu poderia passar meses citando exemplos (Jesus Cristo Superstar, A Ùltima Tentação de Cristo, as HQs Preacher e Lúcifer...), mas a troco de que eu toquei nesse assunto?
Qualquer pessoa que acompanhe o noticiário internacional já imagina: As reações em grande parte do mundo islâmico às charges dinamarquesas sobre Maomé.
Ignoremos a analise da qualidade das charges (tá, eu sei, elas são péssimas). O que importa aqui é o mesmo que importava no velho caso Rushdie X Khomeini (tá bom, Versos Satânicos é aidna pior que as charges). A pegunta central é: Um homem tem o direito de dizer coisas que possam ofender a sensibilidade religiosa de outros?
A resposta óbvia, e cada vez mais ignorada, é: Claro que sim!!!! Cada pessoa tem direito à própria opinião. Bem como a emitir essa opinião. Desde que não disfarce sua opinião como fato você pode dizer o que quiser. Apenas lembre-se que a pessoa que se sentir ofendida tem o direito de te responder o que ela quiser também.
Eu comecei pelos exemplos acima para comparar a reação democrática (protestos, boicotes, etc..) à anti-democrática (violência, pedido de censura, etc...). Se a opinião de alguém te ofende, contra-ataque no terreno das opiniões. E viva o contraditório!

PS: relendo os primeiros parágrafos, parece que eu não acredito que o Islã combine com democracia. Não é bem assim, eu acho que o Islã combina com democracia tanto quanto qualquer outra religião (quem me conhece melhor sabe o que isso significa). Eu vou ficar procurando um exemplo de reação democrática praticada por islâmicos. Quem lembrar de algum, eu agradeço.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Carlos,

Valiosa sua opinião. É uma pena que a intolerância (em todas as suas vertentes: racial, religiosa, etc) ainda predomine no mundo. As intolerâncias e as tiranias estão acabando com o mundo.

11:27 AM  

Postar um comentário

<< Home